Bem Não-Oficial
O Ministério Público Estadual aprontou estudos técnicos e quer que a escultura “Metamorfose dos habitantes da lagoa”, de Calasans Neto, localizada no pé da ladeira do Abaeté, seja reformada.
A estrutura, bastante danificada depois de 24 anos de exposição, enferrujada e nunca reformada já perdeu um pedaço e, atualmente, ameaça desabar e, segundo a prefeitura, não tem mais condições de ser recuperado, e assim os próprios moradores organizaram um abaixo assinado para que a obra fosse demolida, pois ela estava colocando em risco a saúde dos freqüentadores do local.
A obra é considerada patrimônio da cidade e, de acordo com o MP, ela deverá ser isolada para evitar acidentes durante o período de restauração, que ainda não tem sequer definição de quando acontecerá ou se acontecerá, uma vez que o órgão não tem poderes para decidir sobre estes assuntos, mas apenas sugerir ações por meio de estudos comprovados de viabilidade.
O último impasse legal restante é a assinatura da viúva do artista, Auta Rosa Lima Calasans, que já teria concordado em liberar a demolição de acordo com a Fundação Gregório de Matos. Antes de morrer, o próprio Calasans Neto já não acreditava que fosse possível recuperar sua obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário